quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Preço


Hoje fui com a minha sogra ao médico e o diagnostico é cancer de pele mesmo, terá que fazer uma cirurgia para remoção da lesão e depois será enviado para biopsia para saber qual o tipo. Esse diagnostico eu já sabia. Uma pessoa que tem uma ferida aberta na cabeça há mais de dez anos, vai ser o que? Uma espinha que não é. Mas a forma como ela adquiriu isso poderia ter sido completamente evitada ou pelo menos se tratada no inicio não teria tantos transtornos, talvez nem precisasse de cirurgia. Ela nasceu com uma falha no cabelo, tinha uma parte pequena que não tinha cabelo, até ai tudo bem. Quando conheci o Luiz, esse rapaz ai em cima é o meu cunhado que morreu, ele tinha o lado direito parcialmente paralizado em virtude de um avc sofrido há uns oito anos antes. Ele nasceu com um buraco entre o coração e o pulmão, então vazava sangue do coração para o pulmão, ocasionando pouco oxigenação. Hoje em dia essa cirurgia é feita com o bebe ainda no utero da mãe, mas na epoca o diagnostico foi ignorado e o problema se agravou, ele tinha problema de oxigenação, qualquer esforço ficava roxo, eles acharam um medico que fez uma cirurgia tapando o buraco com coro de boi, ele acabou tendo um avc um mes depois da cirurgia. Ficou com o lado direito paralisado, mas andava sozinho, fazia tudo sozinho. Ele passava em vários médicos, cardiologista, neurologista, hematologista e mais alguma coisa que ele inventava. Isso porque tinha que acompanhar o problema do coração, o avc e a coagulação do sangue. Quem levava ele nos medicos era a mãe, minha sogra, da foto acima, então ela andava com ele pendurado no ombro dela o dia inteiro (adquiriu uma burcite por causa disso), levava para fisioterapia, levava ao médico, ia buscar remedio na farmacia. Precisava ele andar pendurado nela? Não, ele tinha aparelho para apoiar a perna, para dar mais firmeza, tinha bengala e quando andava comigo e com o Luiz andava sozinho. Mas como era mais fácil se pendurar na mãe... Ele se aproveitava do problema que tinha e usava e abusava dela, a ponto dele interronper ela quando estava comendo para fazer coisas que ele poderia fazer sozinho, como por suco no copo ou pegar mais comida. Tantas vezes ela foi ao médico com ele e nem sequer aproveitava para ir ao ginecologista, já que estava lá mesmo, ou fazer uns exames, nada, nada. Não ia em nenhum medico, não fazia exame nenhum, só "cuidava" dele. Lembro de várias vezes te-la alertado sobre essa ferida na cabeça, mas sempre ignorou. aliás ela preferia antes dar ouvidos aos irmãos dela, as cunhadas e hoje estão todos largando ela sozinha com a mãe doente.
Por exemplo hoje, ela estaria levando o filho debaixo desse sol para fazer fisioterapia. Só que os exercicios tinham que ser praticados em casa tambem, ele não fazia nada, fazia fisio só para passear, porque não servia para nada. Andava uns 15 min até o ponto do onibus, ficava esperando o onibus no sol, depois andava mais uns 20 min até a fisio e depois voltava. Ia no hospital publico pegar remedio pra ele, ficava naquela fila enorme lá fora tomando sol. Ontem mesmo ela fez isso, foi pegar remedio e ficou no sol. Me diz, sem protetor solar com uma falha na cabeça, quer o que? Agora ele morreu e ela se negligenciou a vida inteira por causa dele, vale a pena? Não poderia ter se cuidado também? O sujeito não poderia ter o minimo de preocupação com a mãe e lembra-la de ir ao medico. Não é porque morreu que é santo, sempre o achei um aproveitador e egoista. Mas como dizem se não quer ser pisado não vire tapete. Devemos ajudar os filhos sim, mas nunca esquecermos que também somos humanos, que também temos nossa saude frágil. Hoje a aparencia dela melhorou muito, depois que o filho morreu a levamos para comprar roupa (comprava pra ele e andava com roupa usada dos outros), pintar o cabelo, fazer as unhas. Vou postar uma foto atual dela, pra vocês verem o antes e o depois. Ela parece muito melhor, mais animada, quer sair, quer comprar roupas, brincos. Antes a vida dela tinha acabado, andava amargurada, agora é outra pessoa. Isso serve de lição para todos: protetor solar sempre e nunca se negligenciar.

4 comentários:

Renatinha disse...

Que coisa ne Marcia, tem pessoas que precisam passar por essas coisas na vida como uma forma de limpeza da alma.. acredito muito nisso..
E pagando esses "pecados", servindo o corpo pra uma doenca, eles se limpam dos males q fizeram no passado..mas continuar ignorantes nao da ne? Sao error ridiculos..
Mas me diz, como vc esta?
um super bju
Re

Clau disse...

Oi Márcia, estava lendo seu post sobre o medo de engravidar!
Esse sempre foi meu maior medo! Mas sabe o que eu penso hoje em dia?
p/ Deus nada é impossivel, só ele pode! e vc vai engravidar com certeza!

Beijos nossos!
Clau e Pepê

Alê disse...

Nossa amiga que triste... Apesar de tudo, espero que ela fique bem e possa definitivamente ter um pouco de descanso... Acho tbém que o filho foi aproveitador e egoísta, mas confesso que "mãe" se doa muito para os filhos, muitas vezes, mais do que deveria como foi o caso da sua sogra... Espero que ela fique bem, de coração...

mulheresdocoveiro disse...

tudo tem que se ajeitar, e bom o alerta pq eu to indo pro Brasil pra levar minha mae ao dermato ver uma pinta q anda crescendo!
Vc mora em Santo Andre? eu era de Maua!!