quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cade a verdade?

Desde muito cedo sempre gostei de história e lia muito e um dos assuntos que mais me impressionavam era a didatura militar, antes eu era absolutamente contra qualquer didatura, hoje penso que as vezes deveria haver em certas ocasiões. Eu li livros, vi filmes, matérias, tive em contato com vitimas da ditadura, conheci o grupo "tortura nunca mais" e passei a admirar os que morreram lutando contra ela.
Quando pela primeira vez na história( decada de 60) tivemos um governo nacionalista, que iria apoiar a industria nacional, em uma época em que as multinacionais começavam a se espalhar pelo mundo, a "ordem mundial", veio e derrubou esse governo, fechou o Congresso e implantou a ditadura militar no Brasil e dai em diante politica, qualque comentario, piada, era proibido. O povo não mais podia decidir seu futuro, mas um grupo de militares fazia o que bem queria com nosso país e o afundou bastante. Jovens, sempre tem sonhos de liberdade, de luta, pelo menos antes era mais isso, hoje são todos superficiais, decidiram lutar, sonhando com algumas promessas que vinham de fora, outros apenas querendo liberdade, querendo condições melhores para nosso povo, mas esses jovens se juntaram em grupos, deram nomes, escolheram seus lideres, deixaram suas familias, seus amigos, uma vida para trás e foram lutar pela liberdade, foram lutar para que hoje você tenha direito ao voto. E nessa luta muitos foram e não voltaram, La Marca, é um deles. Havia uma policia especifica (Dops), que matavam, torturavam jovens, estudantes, qualquer um que falasse de politica, que quisesse algo melhor e até hoje as familias esperam pela justiça ao genocidio de seus filhos. Muitos presos e a solução era muitas vezes sequestrar embaixadores para libertar seus amigos, liberta-los da morte. Mas hoje ainda tem muitos vivos para contar essa história, mas ninguém se lembra, e os vilões viraram herois, os que tem milhares de morte nas costas viraram nome de pontes, avenidas, estradas: Rodovia Castelo Branco (era um filho da puta torturador, assassino!), outros ainda estão na politica e passam desapercebidos Paulo Maluf, Romeu Tuma (que o inferno o tenha agora). Mas ninguém diz nada, todos calados. E agora quem lutou, quem foi torturado, para que hoje tivessemos o direito ao voto, a democracia, hoje esses são julgados, são culpados, são apontados. Que parte dessa história eu perdi? As pessoas não tem memória, é realmente nessas horas que eu defendo a ditadura, não aquela, mas outra, porque o povo não sabe quem sãos os vilões, se perderam em seu egoismo, na sua burrice, na sua ignorancfia cronica e na falta de discernimento, não existe " a sua verdade" , a verdade sempre foi uma só.


Vladimir Herzog, só mais uma vitima.



Quem quiser ver mais: existe o grupo "tortura nunca mais", coloquem no google que aparece o site e lá tem a lista de mortos que se conhece e de desaparecidos. Aliás muitas familias lutam para que a justiça abra os arquivos da ditadura para que possam saber o que aconteceu aos seus filhos, isso ainda hoje.

Um comentário:

Renatinha disse...

Nossa Marcia, nao sabia que vc se interessava por esse assunto.
Super polemico! Sou contra a ditadura, sou a favor da expressao livre e acho um absurdo historias de tortura do mundo todo.
Vc viu o filme " O ano que meus pais sairam de ferias"? Achei o maximo!
Tem outro que eu vi, sobre uma espia e seu marido, mas nao lembro do nome deles, eles eram alemaes e ele morreu ai e ela na Alemnaha.

bjus