sábado, 6 de março de 2010

Exames para investigar aborto II

Causas Auto-imunes

Fan - É indicado para verificar doenças auto imune. São anticorpos que atacam o nucleo das celulas. É apenas um exame inicial, se der positivo outros exames deve ser feitos para diagnosticar a doença. Uma doença auto imune por exemplo é o lupus. O exame realizado chama-se Fator anti nucleo.

Antitireoglobulina e antiperoxidase: São anticorpos que o organismo desenvolve contra a própria tireoide. Nem sempre alterações nesses anticorpos apresentam alterações no hormonio da tireoide TSH<>Homocisteina - aminoácido produzido após ingestão de carne e laticinios que em excesso no sangue aumenta o risco de entupimento das artérias, ocasionando infarto. Mesmo que o colesterol esteja bom, a homocisteina pode estar alta e o infarto ocorrerá mesmo assim. Por isso o acompanhamento da homocisteina é muito mais importante do que do colesterol, porque ela é o primeiro indicativo de que as arterias do coração estão entupindo.

Essa parte é um pouco complexa, mas muito interessante, vou explicar por partes.

A homocisteina deve ser tranformada em metionina porque depois ela é dissolvida na urina. Se continuar como homocisteina ela gera acumulo de gordura nas artérias. Mas para isso existe uma enzima MTHFR que metaboliza o acido folico, junto com a vitamina B6 e B12, para que ocorra a transformação da homocisteina em metionina.. Ou seja o acido folico é responsavel pela divisão celular. Se existir a mutação do gene que produz a enzima MTHFR, ela não funcionará e consequentemente a homocisteina se acumulará no sangue não sendo metabolizada e pode ocasionar trombose na placenta ou problemas cromossomicos como a sindrome de down, ou outras malformações, porque o acido folico não será metabolizado e não fará a duplicação celular corretamente.
Por isso que é fundamental tomar acido folico antes da gravidez, porque se tiver a mutação nessa enzima seu bebe nascerá saudavel mesmo assim e os niveis de homocisteina estaram baixos.
O mesmo serve para pessoas com homocisteina alta, é só tratar com acido fólico por algum tempo que o risco de infarto diminui radicalmente.
Mas quantos médicos pede esse exame, algo tão simples que poderia prevenir problemas do coração. Não sei o que acontece, não sei porque esses exames não são pedidos como medida de prevenção. Por exemplo, o Luiz que tem várias pessoas da familia com problema de coração, isso pode ser bem a falha nesse gen, o médico poderia pedir o exame para ele e alerta-lo a tomar acido fólico e acompanhar os niveis de homocisteina, assim ele nunca teria problemas de coração. Mas não sei porque não é assim que funciona. Acho que tem médico que tem sabe disso.
O Exame que investiga isso é homocisteina e pesquisa de mutação da MTHFR


Fatores Aloimune
Celulas NK
São celulas exterminadoras naturais, são um tipo de linfocito pertencente ao sistema imunologico. A hiperatividade dessas celulas faz com que o embrião seja tratado como um invasor.

Antitireoglobulina antiperoxidase
São anticorpos que o organismo desenvolve contra a própria tireoide. Nem sempre alterações nesses anticorpos apresentam alterações no hormonio da tireoide TSH, T4livre e outros. Essa reação aumenta a presença de celulas de proteção que interpreta o embrião como intruso.

Esses são os fatores que deve ser investigados na mãe, caso todos eles terem um resultado negativo o exame de cariótipo de banda g, deve ser pensado. Mas além disso ainda tem outros fatores que podem provocar aborto, durante a divisão celular e que torna a gravidez inviavel.
Portanto eu acredito que não importa quantos abortos se teve, porque não investigar? E na medida do possivel eliminando-se as hipoteses. E observei também que várias doenças poderia ser evitada, mas o desinteresse ou ignorancia dos médicos impede que isso aconteça, porque não se trata o ser humano e sim as doenças.

5 comentários:

.Justlow disse...

Ain florzinha nem me fale de aborto viu , espero que quando engravidar de novo não me aconteça mais isso , as vezes é bom lembrar disso para nos cuidarmos né , mas procuro deixa isso de lado :s
bjs e ótima semana pra vc ;*

Renatinha disse...

Ma, os dois lados da minha familia ja tiveram problemas com o coracao e todos tiveram q fazer cirurgia.
Tbm corro o risco, ne? stress e comida gordurosa tbm nao ajuda!!
Eu nao tenho tomado meu Acido Folico, vou voltar!!

Obrigada pelas info!

bjus

Anônimo disse...

Tenham calma e paciência. Vocês ainda vão chorar sim, mas de muita felicidade mais adiante, quando forem pais na sua plenitude. Acreditem nisso. Minha esposa e eu já passamos por isso!

Anônimo disse...

oi amiga tudo bem tenho sop tbm sou uma tentante rssrsrrs
visite meu blog amiga, gostaria de saber amiga o que é coito programado?

Anônimo disse...

ola amigas bom tenhu 26 anos e ja tive 2 abortos pois bem estou fazendo tratamento com geneticista e ele pediu alguns exames e para o meu sofrimento foi constatado k meus cromossomos e grudado por ex 14 e 14 sendo assim a possibilidade de ser mae e rarissima entao ele pediu um novo exame ainda nao fiz, minha esperanca sera nesse novo exame pois por favor orem rezem por mim pork e meu sonho ser mae desde ja fikam com deus obrigado !!!!